História do Futsal

2016-02-01 21:00:00 - Situação: Publicado

1. O INÍCIO

A prática do futebol de salão no estado teve início em 1956 na cidade de Florianópolis, mais especificamente na Polícia Militar do Estado, enquanto outro grupo pioneiro surgia na firma Eletro Técnica liderados pelos irmãos Leonel Timóteo Pereira (Nelito) e Juvenal Nelinho Pereira que possuíam uma quadra iluminada. 0 grupo foi dissolvido com o falecimento de Aderbal Silva por eletro choque.

Na cidade de Joinville, o futsal ganhava adeptos através da equipe do Curriola Independente e do América, liderados pelo ex-jogador de futebol de campo Zabot.

0 primeiro contato entre interior e capital deu-se em 1957 quando a equipe da Polícia Militar, dirigida por José Fêlix Vieira perdeu para o Curriola Independente (5 x 4) e venceu o América (2 x 1).

Ainda em 1957 a Federação Atlética Catarinense (FAC) sob a gestão do Sr. Luiz Fiuza Lima criou o Departamento de Futebol de Salão, tendo como primeiro diretor o jornalista Waldir Mafra, organizador dos primeiros Jogos de Inverno, destacando-se entre os clubes participantes, a Polícia Militar e o Clube Doze de Agosto.

 

2. DA FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO

Em 25 de Agosto de 1957, foi fundada a Federação Catarinense de Futebol de Salão - FCFS, tendo como primeiro presidente o Dr. Fernando Luiz Soares de Carvalho, cuja gestão ocupou o período de 1957 a 1959 . Foram fundadores da entidade: Doze de Agosto, Bocaiúva Esporte Clube, Postal Telegráfico Esporte Clube, Associação Atlética Barriga Verde, Associação dos Torcedores do Clube de Regatas Flamengo e Clube Universitário Catarinense.

Ainda em 1957, foi realizado pela FCFS o primeiro torneio início categoria adulto, tendo como campeão o Clube Doze de Agosto e vice o Taubaté Esporte Clube.

 

3. DA PRIMEIRA ATIVIDADE OFICIAL EM ÂMBITO ESTADUAL E NACIONAL

Em 1958, a prática do futsal ingressou oficialmente em âmbito estadual, com a realização do primeiro campeonato estadual de futsal organizado pela FCFS (Federacão Catarinense de Futebol de Salão), consagrando o Clube Doze de Agosto, da cidade de Florianópolis como o primeiro campeão e a Sociedade Cruzeiro do Sul de Joinville,como vice.

A primeira regra nacional do futsal foí editada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), tendo como autores Luiz Gonzaga de Oliveira, então Presidente da Federação Paulista e Antônio Gomes da Cunha.

A Federação Catarinense de Futebol de Salão conseguiu sua filiação junto a Confederação Brasileira de Desportos graças ao esforço do Almirante Máximo Martinelli, cujo filho, Ivan, foi primeiro representante catarinense junto à mesma.

O primeiro confronto interestadual deu-se contra o Estado do Paraná, em Florianópolis, nos dias 7 e 8 de março de 1958 e o segundo encontro uma semana depois em Curitiba.

No mês de maio, o adversário era o Estado do Rio Grande do Sul, representado pelo Grêmio de Futebol Porto-alegrense.