Divisão Especial terá oito clubes na disputa do titulo catarinense

11/03/2019 - Situação: Publicado
Divisão Especial terá oito clubes na disputa do titulo catarinense

Foi definido na última sexta-feira, dia 8, nas dependências da Fesporte, em Florianópolis. A formula de disputa e o número de clubes participantes da Divisão Especial do campeonato catarinense de futsal, promovido pela Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS). Os trabalhos da mesa, foram conduzidos pelo presidente da FCFS, João Carlos de Sousa, e pelo gestor da divisão especial Marcel Ribeiro.

Confirmaram a participação na competição oito equipes, que buscarão a partir do dia 6 de Abril, o título de campeão catarinense. Disputarão a competição, as equipes do Tubarão, atual campeão, Joaçaba, Joinville/Krona, São Francisco, Concordia, São Lourenço, Blumenau e Jaraguá.

Os clubes se enfrentarão em turno e returno, onde os seis primeiros colocados se classificam para a fase seguinte. Os dois primeiros colocados, seguem direto para as semifinais, os outros classificados, disputam uma fase eliminatória, onde o terceiro enfrentará o terceiro, o quarto enfrentará o quinto. Após esta fase, os classificados enfrentarão os dois primeiros colocados nas semifinais, disputando vaga na final da competição.

Um das novidades para este ano, e o computo de cartões amarelos, a pedido dos clubes e acatado pela federação, seguindo o mesmo sistema da liga futsal, os cartões não serão mais cumulativos, apenas o cartão vermelho será aplicado na necessidade de uma expulsão.

Ainda com relação sobre os direitos de transmissão, a entidade máxima do futsal catarinense, abriu negociações com uma empresa do Rio Grande do Sul, a mesma irá transmitir os jogos da Liga Gaúcha, através de streaming. Uma comissão formada pelos clubes, vai definir os detalhes junto a federação, para que a operação inicie, logo na primeira rodada.

De acordo com o presidente da FCFS, João Carlos de Sousa,” a federação está buscando subsídios para ter maior visibilidade para a competição, claro que nós queríamos mais do que oito clubes na divisão especial, mas ano não adianta inchar a competição, e depois ter desistências”, finalizou o presidente.

A primeira rodada do turno, terá uma partida no próximo dia 6 de Abril. No ginásio Waldir Quirino da Luz, em São Francisco do Sul, os donos da casa recebem, o Joinville/Krona. No dia 9, mais três jogos, no ginásio da Unoesc, em Joaçaba, teremos em quadra, Joaçaba e São Lourenço, em na Arena Jaraguá, o Jaraguá recebe o Blumenau, e na cidade de Tubarão, na Arena Estener Soratto da Silva, o Tubarão recebe o Concordia. Todos os jogos iniciam as 20h15min.

 

A FCFS, ainda realizou o conselho técnico da Copa Santa Catarina e Catarinense Sub20, e nos próximos dias, estará publicando a tabela de jogos e o regulamento das competições.

Eduardo Lira Ventura

Jornalista I (MTE) 06007 SC