QUATRO VEZES MELHOR DO MUNDO, AMANDINHA ESTREIA NOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS

06/11/2018 - Situação: Publicado
QUATRO VEZES MELHOR DO MUNDO, AMANDINHA ESTREIA NOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS

Jogadora cursa fisioterapia e, aos 19 anos, faz estreia nos JUBs, em Maringá; Amandinha está acompanhada de todas as companheiras do Leoas da Serra

Quatro vezes eleita a melhor jogadora de futsal do mundo, Amandinha é um dos destaques dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que iniciaram na última segunda-feira, em Maringá, no Paraná. Ela, que defende atualmente as cores do Leoas da Serra, equipe de Santa Catarina, está prestes a fazer a estreia na competição como representante da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), onde cursa fisioterapia.

Aos 19 anos, Amandinha é uma celebridade dentre os mais de 3.500 estudantes universitários que participam da 66ª edição dos JUBs. Atual campeã da Libertadores da América de futsal, pelo time catarinense, a jogadora conquistou quatro vezes o prêmio de melhor do mundo no Futsal Awards, que tem a chancela da Fifa. Consciente da responsabilidade e dos olhares, a cearense, que está radicada em Santa Catarina há quatro anos, fez questão de aliar o estudo com o esporte quando se mudou de Brusque para Lages.

- Eu vivi muitos momentos com esses profissionais (fisioterapeutas). Eles são sensacionais e espero um dia retribuir o que fizeram por mim. Às vezes era quase impossível jogar uma partida e eu estava lá, por conta da fisioterapia - diz Amandinha.

O Leoas da Serra, time de Lages, tem uma parceria com a Uniplac e, com isso, toda a equipe do atual campeão da Libertadores está presente nos JUBs - Diana e Tampa, integrantes da seleção nacional adulta e também, outras atletas com passagem pela categoria sub-20 do Brasil. Ou seja, são candidatas ao título.

- Se for parar para pensar, as pessoas esperam muito de mim. O que gosto desse título (de melhor do mundo) pois posso representar meu esporte. Eu sou isso, uma referência e a responsabilidade 'quadriplicou', pois quando as pessoas vão me assistir, sempre tem aquela cobrança a mais. Elas não vão esperar que esteja em um dia ruim - comenta Amandinha.

Os JUBs 2018

Os Jogos Universitários Brasileiros iniciaram na última segunda-feira, com uma cerimônia que contou com as delegações dos 27 estados brasileiros, no Ginásio Chico Neto, na Vila Olímpica de Maringuá.

Ao todo, 15 modalidades individuais e coletivas serão disputadas. Entre elas, estão as tradicionais provas de atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, além dos jogos eletrônicos FIFA 2018 e League of Legends. A novidade dessa 66ª edição é a inclusão do skate como modalidade, uma vez que o esporte entrou no programa olímpico e será disputado em Tóqui, em 2020.

Além de valer título nacional, a fase final dos JUBs também serve como seletiva para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para a Universíade, considerada a maior competição universitária do planeta.

Fonte: globoesporte.com / Foto: Jazmín Ruíz Díaz/Conmebol